Resenha
Para o Brasil a CEPAL foca-se em políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico como melhoria na inovação tecnológica, educação, qualificação das empresas em especial as indústrias, e na saúde publica.
É devido à produção de conhecimentos que um país consegue crescer, aumenta sua renda e consequentemente a qualidade de vida das pessoas. Mesmo que nosso país tenha avançado neste quesito nas últimas décadas, há ainda muita coisa a ser feita ainda.Nos últimos anos o Brasil se teve um crescimento da inovação tecnológica, porém ainda é preciso avançar mais, pois o processo de transferência do conhecimento é frágil.
A educação brasileira é regulamentada pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação, que define os princípios orientadores da organização de programas educacionais. Os governos locais são responsáveis por estabelecer programas educacionais estaduais e seguir as orientações utilizando os financiamentos oferecidos pelo Governo Federal. A Constituição Brasileira estabelece que "educação" é "um direito para todos, um dever do Estado e da família, porém não é isso que acontece.
Dentro de todas as políticas requeridas para promover o desenvolvimento brasileiro, clama por atenção a situação dos técnicos e tecnólogos. Nos Estados Unidos, em cinquenta anos, a proporção de posições na força de trabalho requerendo formação superior de quatro anos permaneceu mais ou menos constante, em 20%. Em contraste, a necessidade de posições técnicas de nível pós-secundário passou de 15% para 65%. Não surpreende que, de cada três entrando em cursos pós-secundários, apenas um esteja