Resenha
Faculdade de Educação Física
Disciplina de Ginastica Geral
Ficha de Leitura
1. Referências Bibliográficas
1.1 Título: Ginástica geral e educação física escolar
1.2 Autor: Eliana Ayoub
1.3 Editora: Editora da Unicamp, 2003, pág.136.
2. Conteúdo do livro
1. Assunto
Este livro é o resultado dos estudos desenvolvidos durante o doutorado em Educação Física da autora, defendida em outubro de 1998, na Universidade Estadual de Campinas.
Está dividido em três capítulos que levam a reflexão do significado da ginástica geral e a diferença entre ela e a ginástica de competição. Traz também informações sobre atuação dessa área no Brasil e no mundo através de análise e reflexão crítica sobre a trajetória da ginástica geral em nossa sociedade, fazendo ainda uma aproximação da ginástica geral com a escola.
Os dois primeiros capítulos discorrem sobre a origem e o desenvolvimento da ginástica geral. A autora critica a forma com que a ginástica atualmente vem sendo desenvolvida através da cultura do corpo ideal. Define a ginástica com base em suas pesquisas e entrevistas e apoia a conceituação de ginástica como “Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. Logo também enfatiza a ginástica como sendo considerada científica, pois é o resultado das diversas formas de se pensar os exercícios físicos, através de métodos/escolas de ginástica que surgem nos paises europeus. A prática científica destaca seu caráter ordenativo e disciplinador. A autora também defende uma ginástica que crie espaço para o componente lúdico, o redescobrimento do prazer da linguagem corporal não atrelada somente a busca do corpo ideal.
Apoiando-se em suas pesquisas, ela vai fornecendo subsídios para a implantação da ginástica geral em academias, clubes e escolas. A pesquisa realizada com a comunidade (professores, ginastas e presidentes) da Federação Internacional de Ginástica (FIG),