resenha
CAPEL, Horacio. Filosofía y ciencia en la Geografía contemporánea.
Una introducción a la Geografia. (Nova edição ampliada). Barcelona:
Ediciones del Serbal, 2012. 477 p.
Com uma imagem de capa sugestiva, o livro Filosofía y ciencia en la
Geografía contemporánea, de Horacio Capel, foi lançado em uma nova edição ampliada pela editora “Ediciones del Serbal”, da cidade de
Barcelona. Publicado originalmente em 1981 pela editora Barcanova, o livro passou por diversas edições, traduções1 e indiscutivelmente tem sido uma referência para aqueles que se dedicam ao estudo da história do pensamento geográfico.
A imagem de um dispositivo móvel estampado na capa é sugestiva porque representa o encontro de um conhecimento antigo com uma realidade profundamente influenciada pelas novas tecnologias de informação e comunicação. É cada vez mais comum deparar-se com pessoas teclando seus dispositivos móveis, manipulando aplicativos, acessando a internet, comunicando-se, explorando mapas, visualizando fotos, vídeos, livros, jornais, revistas, jogos, entre outros entretenimentos.
Esses equipamentos, segundo Capel, têm influenciado amplamente a vida social e econômica e também a própria investigação científica.
As alterações no interior do conhecimento geográfico assim como os novos fluxos de informações que têm surgido desde a década de 1980, período de publicação da primeira edição do livro, permitiram que alguns postulados fossem revistos e ampliados. Além disso, o surgimento de novas tecnologias, da Web 2.0, a ampliação da internet, da comunicação instantânea, etc., também apontam para a emergência de novas propostas de análise. Tanto o desenvolvimento da ciência geográfica, aliada à ampliação das tecnologias e às mudanças socioespaciais contemporâneas,
1
As traduções para o português vêm sendo organizadas por Jorge Ulises Guerra
Villalobos e publicadas pela Editora da Universidade Estadual de Maringá. Das três partes da edição original, a