Resenha
Listo abaixo, alguns pontos positivos do filme e paralelos com a proposta do Coaching:
A capacidade de autossuperação de uma pessoa, a partir do reconhecimento de seus erros, suas limitações. A mudança pessoal íntima se processando com esforço e dedicação. A importância do amparo de outra pessoa em processo difícil quando nossa imaturidade é evidenciada. No filme, o pai de Kaleb atua como um Coach – acorda uma meta, um método, dá força, apoio, socorre nos momentos difíceis, e ama, incondicionalmente.
O valor do cultivo do amor, com pequenas atitudes no dia a dia.
Inserção de “pensamentos” altruístas e válidos, por ex.: “Aprendi a não abandonar um parceiro, principalmente num incêndio”.
A bela demonstração de discernimento e humildade, após 43 dias de “dedicação” de Kaleb e sua capacidade de desprendimento, abnegação, quando inclusive abriu mão de seu sonho – o barco, para comprar as necessidades de equipamentos da mãe doente de sua esposa, mantendo o anonimato!
A premiação da vivência do amor e da reconciliação pelos esforços e perseverança, disciplina e foco.
Para uma análise justa, não pude deixar escapar alguns aspectos negativos da estória:
Alto nível de imaturidade e baixo nível de discernimento dos personagens (não se colocar no lugar do outro, focar apenas seus interesses, valores materialistas, destruir o computador como se isso fosse a causa dos maus vícios – distorção do locus do problema, etc).
Incoerência na situação: o