Resenha
O computador está sendo utilizada atualmente como uma máquina capaz de receber dados, armazená-los e produzir com rapidez e precisão. Sua maior utilização foi há poucos anos, após a evolução da microeletrônica. Em seu inicio de produção, o computador era visto como uma máquina para agilizar o tempo do homem para fazer cálculos, operações aritméticas e contas.
Dentre todos os computadores, veremos a evolução até os atuais:
Os Precursores
- Ábaco: é um elemento utilizado para calcular, sendo o primeiro a ser manualmente utilizado para o cálculo.
- Bastões de Napier: são tabelas móveis de multiplicação e divisão, sendo feitas de marfim.
- Réguas de Cálculos: foi considerada um dos primeiros dispositivos analógicos de computação, sendo de forma circular.
Geração zero
Foi quando surgiram os primeiros computadores no séc.XVII, sendo construídos por elementos mecânicos e com grande rigidez.
- Calculadora de Pascal: uma máquina que realizava apenas adições e subtrações e que era totalmente mecânica.
- Calculadora de Leibnitz: era capaz de realizar adições, subtrações, multiplicações e divisões, mas era muito sujeita a erros e então logo foi abandonada. - Placa perfurada: um tipo de máquina utilizada em cálculos e também utilizada para controlar máquinas de tecelagem, gerando grande medo na população, pela troca da mão de obra por máquinas.
- Arithmometer: foi uma máquina que teve sucesso comercialmente, devido a sua precisão nas quatro operações aritméticas básicas e podendo receber a assistência do usuário para as operações de divisões.
- Máquina diferencial de Babbage: é uma máquina que permitia calcular tabelas de funções (logaritmos, funções trigonométricas, etc) sem a intervenção de um operador humano.
- Máquina Analítica: era uma máquina capaz de ser programada para calcular várias funções, como governar por conjunto os cartões perfurados, podendo soltar os cartões e modificar o curso dos cálculos.
- Máquina