Resenha
Kelly Nayanne da Silva Targino
Sociologia
Trabalho apresentado ao Curso de extensão em pedagogia; Ao professor Allan Paula.
São João do Jaguaribe
2014
O que é Sociologia e quais suas principais vantagens, diferenças e como pode ajudar nas nossas vidas.
Sociologia é a ciência que estuda o seu humano como formador de si mesmo, sua abrangência vai além de pesquisar sobre características familiares, pois a mesma exige de nós mesmos que busquemos as principais razões do porque agimos das mais variadas maneiras muitas vezes sobre o mesmo assunto.
Entendermos sobre sociologia nos ajuda de certa forma, a entendermos as atitudes das pessoas; um sociólogo possui a capacidade de explicar o porquê até muitas vezes das pessoas agirem com maldade, pois sua visão é ampla e consegue enxergar além das outras pessoas que desconhecem o sentido da sociologia. Em minha opinião, um sociólogo pode sofrer menos do que as outras pessoas, pois com a capacidade de compreender as atitudes errôneas dos seres humanos, o perdão fica mais próximo e o coração mais aberto.
A sociologia possui algumas perspectivas, de acordo com o que pensavam antigos sociólogos, que possuíam o desejo de mudar o contexto em que a sociedade vivia. Os principais sociólogos foram: Durkheim, Max e Weber, que entre si possuíam diferentes opiniões, concordando algumas vezes e acrescentando ou então discordando e impondo novas teorias.
A primeira perspectiva foi o funcionalismo de Durkhein, que sustenta que a sociedade é um sistema complexo cujas diversas partes trabalham conjuntamente para produzir estabilidade e solidariedade, a segunda de Karl max, que discorda um pouco dos funcionalistas e rejeitam a ênfase dos mesmos no consenso e aposta na divisão das sociedades. Eles tendem a ver a sociedade como sendo composta de grupos distintos que perseguem seus próprios interesses; a útima