resenha
A norma oculta
Resenha feita em cumprimento as exigências parciais da Disciplina Texto Acadêmico do Curso de Especialização em Leitura e Produção de Textos da faculdade Saberes.
Prof.ª Ms Vanessa Cardoso Guimarães
Vitória
2005
BAGNO, Marcos. A norma oculta. São Paulo: Parábola, 2003. 200p.
Marcos Bagno é professor da UnB, autor de vários livros na área de lingüística. Pesquisador e palestrante na área.
Em seu livro explora o preconceito entre letrados e não letrados da língua portuguesa brasileira. Em seu primeiro capítulo o autor caracteriza sua idéia com ilustrações que revelam os conflitos existentes e como tais relações são manipuladas por setores que detêm influência junto a sociedade.
O autor trás ainda um histórico evolutivo da língua falada, sua formalidade e os conflitos que resultam em situações discriminatórias por parte de quem detém o conhecimento.
Bagno trabalha ainda a idéia de que a língua está em evolução constante face a fatores sócio-culturais presentes na sociedade. Sendo que tal realidade é singular o que faz o ato de uniformizar uma ação de imposição.
Bagno defende ainda a necessidade do desenvolvimento de uma gramática voltada para a realidade brasileira. Uma gramática capaz de contemplar o português conforme é praticado no Brasil.
O autor revela estar ligado a uma corrente de pesquisadores que se opõem a lingüística tradicional e a sua uniformidade.
A obra contribuiu para compreensão de como o poder se impõe através de formalidades impostas por outras culturas que fragmentam qualquer possibilidade do desenvolvimento de uma identidade particular.
O livro apresenta uma boa qualidade de impressão o que facilita sua leitura e seu formato pocket favorece seu manuseio.
A linguagem é clara com uso de ilustrações que favorecem a compreensão da linha argumentativa do autor.
A leitura do livro é recomendada para