resenha
OS SIGNOS DO POEMA EU, ETIQUETA
OS SIGNOS DO POEMA EU, ETIQUETA
Alex Sandro de Araújo Carmo
RESUMO: Por meio de extração e análise entre o poema Eu, Etiqueta de Carlos Drummond de Andrade, e os estudos de Mikhail Bakhtin, este trabalho tem como objetivo buscar perceber a concepção de enunciado, signo e ideologia. Para traçar uma linha de entendimento acerca do universo da linguagem e os aspectos ideológicos, utilizar-se-á um viés materialista e dialético. Ressalta-se ainda que, embora seja utilizado neste estudo um poema, não se terá necessariamente uma abordagem literária, pois o principal intuito aqui, é contribuir para uma leitura mais reflexiva de Bakhtin.
PALAVRAS-CHAVE: poema, signo, ideologia.
ABSTRACT:Through extraction and analysis of the poem I label of Carlos Drummond de Andrade, and studies of Mikhail Bakhtin, this work aims to seek to understand the design set out, sign and ideology. To draw a line of understanding about the universe of language and the ideological aspects, use will be a bias materialist and dialectical. It is emphasized that, although it is used in this study a poem, does not necessarily have a literary approach, since the main objective here is to contribute to a more reflective reading of Bakhtin.
KEYWORDS: poem, sign, ideology.
Introdução
Este artigo procurará extrair do poema Eu, Etiqueta de Carlos Drummond de Andrade, por meio de uma análise contextual, elementos que identifiquem certa proximidade com os estudos de Bakhtin, acerca do enunciado, do signo e da ideologia. Antes de salientar sobre os conceitos que serão abordados, ressalta-se que este trabalho não pretende fazer uma análise literária, o que se busca aqui, é propiciar entendimento a termos encontrados na obra de Bakhtin, que mostram a concepção do pensador sobre a linguagem e as relações humanas, visto que ele entendia a linguagem como um instrumento de interação social, onde se visualiza os