Resenha
1 - BIOGRAFIA ADONIRAM BARBOSA
Nascido no interior de São Paulo, na cidade de Valinho em 6 de agosto de 1910. Filho de imigrantes italianos, Fernandinho e Emma Rubinato. Ainda jovem largou a escola, para trabalhar para ajudar a família, Adoniram tinha mais sete irmãos. Devido aos problemas financeiros da família Adoniram vivia se mudando, primeiro em Valinho, depois Jundiaí, Santo André e finalmente São Paulo.
Colecionador nato de apelidos João Rubinato, achava que não tinha nome de cantor de samba, então resolveu mudar. De um amigo pegou emprestado Adoniram e, em homenagem ao sambista Luiz Barbosa, adotou seu sobrenome. Foi assim que Adoniram Barbosa tornou-se um dos maiores nomes do cancioneiro popular brasileiro e uma das mais importantes vozes da população ítalo-brasileira.
1.1 - INÍCIO DA CARREIRA
O compositor e cantor tem um longo aprendizado, às frustração causadas pela rejeição de seu talento. Quer ser artista, escolhe a carreira de ator. Procura de várias maneiras fazer seu sonho acontecer. Tenta antes do advento do rádio, o palco, mas é sempre rejeitado. Sem padrinho e sem instrução adequada, o ingresso no teatros como ator lhe é para sempre abortado. O samba, no início da carreira, tem para ele caráter acidental. Escolado pela vida, sabia que o estrelado e o bom sucesso econômico só seriam alcançados na veiculação de seu nome na caixa de ressonância popular que era o rádio.
Em 1933, depois de ser desclassificado inúmeras vezes devido à sua voz fanha, Adoniran conquistou o primeiro lugar no programa de Jorge Amaral, cantando “Filosofia” de Noel Rosa. Em 1935, compôs, em parceria com o maestro e compositor J. Aimberê, sua primeira música “Dona Boa”, eleita a melhor marcha de Carnaval de São Paulo naquele ano.
Casou-se em 8 de dezembro de 1936 com Olga Krum, com quem teve sua única filha, Maria Helena Rubinato, nascida em 23 de setembro de 1937. Porém o casamento não durou nem um ano, após o desquite constituiu nova