RESENHA
AILDA FELIX PEDROSA DA SILVA
A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA APÓS A DITADURA MILITAR ATÉ OS DIAS ATUAIS
RECIFE/PE
2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
TURMA: A
DATA: 06/04/2013
A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA APÓS A DITADURA MILITAR ATÉ OS DIAS ATUAIS
Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, como requisito parcial da avaliação continuada, orientado pelo Professor Ms. Leandro Patrício.
RECIFE/PE
2013
SAVIANI, Dermeval. A política educacional brasileira após a ditadura militar até os dias atuais. Campinas: Vídeo, 2012. 1 vídeo (37 min): VHS, son, color.
Os processos que sucedem diariamente nos mais variados campos trazem mudanças tão importantes que marcam a história de uma Nação como exemplo, o Brasil. E no campo educacional foram diversas as modificações para se chegar até hoje. No vídeo Transformações Históricas e a Inserção do Brasil na Nova Ordem Mundial: Educação e Transição Democrática – que o prof. Dr. Dermeval Saviani apresenta – retrata o processo que viveu a política educacional brasileira após a ditadura militar até os dias atuais. Segundo ele a transição democrática se iniciou com a distensão lenta, gradual e segura, isso na época do Governador Ernesto Geisel em 1974. Foi um sistema progressivo dos militares para civis. Mas em 1979, surgiu a Lei da Anistia – promulgada pelo presidente Figueiredo, isso ainda na ditadura. Esta Lei declarava impunível todos quantos por motivo de utilidade social perpetraram determinados delitos, em geral políticos (Wikipédia). Em 1984, surgiram as campanhas das Diretas e em 1985, com a Nova República é eleito Tancredo Neves, este não assumiu. Ficando então a presidência com Sarney que se filiou ao PMDB e se candidata como vice. Segundo o professor a posição