Resenha
Centro de Ciências Exatas – Departamento de Química
Propriedades dos Ácidos Nítrico e Nitroso
Disciplina: Química Inorgânica Experimental
Professora Dr(a): Rosana Lázara Sernáglia
Maringá, 07 de junho de 2013
Introdução
Ácido nítrico HNO3
O ácido nítrico é um ácido incolor, viscoso, inodoro, muito volátil, forte oxidante, corrosivo, imiscível em água, de fórmula química HNO3. É o segundo ácido mais fabricado e mais consumido na indústria, perdendo apenas para o ácido sulfúrico. Pode ser obtido comercialmente pela reação do ácido sulfúrico sobre o nitrato de sódio, também pode ser preparado pela oxidação catalítica da amônia. É um ácido de elevado grau de ionização e volátil à temperatura ambiente. É produzido industrialmente pelo processo Ostwald. Também conhecido como ácido azótico ou água-forte.
Trata-se de um ácido incompatível com a maioria dos compostos orgânicos. Quimicamente, o ácido nítrico reage de três maneiras: como ácido forte, como agente oxidante, como agente de nitração. Como ácido forte, provoca reação com produtos alcalinos e óxidos, formando sais denominados nitratos; oxida produtos orgânicos como a anilina e o álcool furfurílico, sendo usado em combustíveis para foguetes; já as reações de nitração envolvem a nitração comum (com hidrocarbonetos) e a esterificação (com álcoois), o que possibilita a síntese de explosivos orgânicos.
O ácido nítrico puro é um líquido incolor, mas quando exposto a luz adquire coloração castanha, devido a sua fotodecomposição em NO2 e O2. Trate-se de um ácido forte e se encontra totalmente dissociado nos íons H3O+ e NO3- quando em solução aquosa. Forma um grande número de sais muito solúveis em água, denominados nitratos.
O ácido nítrico é um excelente oxidante, principalmente quando concentrado e a quente. Os íons H+ são oxidantes, mas os NO3- são oxidantes ainda mais fortes quando em