resenha
2013
TRISTÃO E ISOLDA NA GRUTA DO AMOR (ca. 1210)
Copiar o texto
OS OBJETIVOS DO TEXTO:
OBJETIVOS EVIDENTES:
1- Em Tristão e Isolda, adaptada a partir dos textos de Béroul e Gottfried de Strasburg, uma paixão avassaladora traça os destinos dos protagonistas. Tristão, sobrinho do rei da Cornualha, está incumbido de trazer Isolda, filha do rei da Irlanda, para se casar com seu tio. Porém, durante a viagem, uma poção de amor tomada por engano pelos jovens, provoca uma paixão que nenhum deles poderá ou desejará evitara paixão secreta que delineia a sorte das personagens amigo frente a uma paixão inesperada.
1- APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTO:
A- Documento escrito por Gottfried von Strassburg falecido em 1215, intitulado Tristao e Isolda na gruta do amor.
B- O amor vivido por Tristão e Isolda escrito por Gottfried von Strassburg, falecido em 1215. As cenas que descreve no prologo do livro se passam na cidade de Irlanda, onde Tristão e Isolda fixaram sua residencia e entre grandes sofrimentos assim para demonstrar sua inocência diante ao país e de sua gente, demonstranto asim que não eram amantes e iriam viviam de seu proprio amor.
C- AUTOR: Gottfried von Strassburg , foi um dos mais importantes poetas medievais alemães. Foi contemporâneo de grandes figuras como Hartmann von Aue, Wolfram von Eschenbach e Walther von der Vogelweide. Sua obra Tristan foi muito admirada na Idade Média e serviu de inspiração para artistas modernos como Richard Wagner. Pouco se sabe sobre sua vida com exatidão. Gottfried nasceu nas cercanias de Estrasburgo, na Alsácia, como indica seu nome. Em documentos aparece como Meister (mestre), nunca como Herr (senhor), o que indica que não era um cavaleiro. Sua obra evidencia conhecimentos profundos de latim e retórica, o que sugere uma educação monacal e conhecimento do Trivium. Também revela muito conhecimento sobre caça e música, raro em escritores da época. Os escritores que deram continuidade ao seu Tristan