Resenha
PESSOA 1 : O cinema surgiu por volta de 1895 bastante descaracterizado. Era uma mistura de outras formas artísticas, como o teatro convencional e o de sombras, cartuns, lanterna mágica... Os aparelhos de projeção eram apenas mais uma curiosidade entre as outras invenções e poucos acreditavam numa funcionalidade artística ou científica.
Thomas Edison patenteou em 1891 o cinetoscópio (COLOCAR A FIGURA DO MESMO NO VIDEO), máquina com o objetivo de produzir e mostrar fotografias em movimento. E, por ser pesado e funcionar por meio de eletricidade, as produções eram sempre em estúdio, registrando dançarinas, acrobatas, atletas, animais... (FOTOS DESSES EXEMPLOS).
PESSOA 2 : Daí veio o (tan, tan, tan, tan...) "Lumière". August Lumière e seu irmão Louis Lumière foram os responsáveis pela invenção do cinematógrafo (COLOCAR A IMAGEM) o sistema de projeção que é a base do moderno cinema. A primeira seção pública de cinema foi em 28 de dezembro de 1895 no Grand Café do boulevard des Capucines, em Paris. O filme se chamava "L'Arrivée d'un train en gare" (http://www.youtube.com/watch?v=YviZri3fbv4) e mostrava um trem chegando na estação e era de curta duração (atingiam um minuto no máximo). O público, que jamais havia tido qualquer contato com o cinema, se assustou com um trem vindo em sua direção, e as pessoas saíram correndo desesperadas do cinema.
PESSOA 3 : Ao contrário dos irmãos Lumière, Georges Méliès acreditava que o cinematógrafo tinha futuro, assim ele comprou um cinematógrafo. Como ele era um mágico, resolveu dar uns toques dramáticos em seus filmes, usando atores, cenários e figurinos. Assim, ele realizou a primeira ficção científica da história do cinema em 1902: Viagem à Lua, (http://www.youtube.com/watch?v=l3k-R_5AOx0 )(cortem o começo do filme) que tem 13 minutos de duração e é baseado em um livro de Julio Verne (Vinte Mil Léguas Submarinas).
Preço do bilhete da primeira projeção do Cinematógrafo: 50 centavos
Preço de