resenha
A maioria das pequenas empresas não tem um departamento de Recursos Humanos. Fazer o planejamento, manter a qualidade das pessoas é muito importante, pois toda empresa é formada por pessoas. O Recursos Humanos não serve apenas para entrevistar,.selecionar, contratar e demitir pessoas e sim para conhecer as necessidades e expectativas desses funcionários, fazendo-os crescerem e se desenvolverem profissionalmente. A competividade nas Empresas faz-se necessária para ter um departamento de Recursos Humanos qualificados e com estratégias organizacionais, ou seja, a empresa deve saber os porquês de sua existência e também o que deseja realizar para que seu departamento de Recursos Humanos qualifique seu pessoal. Existem cinco fazes na evolução do perfil profissional de Recursos Humanos segundo Tose.
Existe a fase contábil que se preocupa com os custos; A fase legal onde foi criado o cargo de chefe para acompanhar as leis trabalhistas; A fase tecnista onde iniciou-se os treinamentos, recrutamentos, seleção, cargos e salários, higiene e segurança do trabalho, benefícios e outros; A fase administrativa ou sindical onde transferiu os procedimento burocráticos para ordem mais humanísticas voltando-se para o individuo(sindicato) e suas relações(sociedade); A fase estratégica introduziu os programas de planejamento estratégicos com os planejamentos estratégico central.
Gestão estratégica de pessoas, como todo e qualquer direcionamento, orientação e mobilização do fator humano garante que todos na Empresa tenham conhecimento das estratégias e que todos caminhem juntos.
Com uma simples atitude muda-se a realidade de uma organização.
O papel da Administração de Recursos Humanos tem por finalidade, selecionar, orientar os colaboradores na direção dos objetivos e metas da Empresa.
Sua tendência é focar em pequenas ações, mas com alto nível de conhecimento de assunto.
Evoluir para se unir à