Resenha
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
PLANEJAMENTO, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE EM ENTREVISTA DE SELEÇÃO
Turma 100
Amanda Maria Guardabacho Ribeiro – matrícula 2113102627
São Paulo - SP
2013
Esta resenha foi elaborada com base no artigo “Gerenciamento de Impressão e Produção de Subjetividade em Entrevista de Seleção”, redigido por Maria Luisa Carvalho e Carmen Ligia Iochins Grisci.
Tal artigo foi publicado na RAE-Eletrônica de dezembro de 2003, referente aos meses julho a dezembro. A RAE-Eletrônica é a revista on-line da FGV-EAESP, criada para agilizar a veiculação de trabalhos inéditos.
O artigo foi resultado de uma pesquisa sobre as relações entre o gerenciamento de impressão e o comportamento dos candidatos a cargos de gerência intermediária em processos seletivos. Os dados coletados para o artigo foram obtidos através de entrevistas de 30 candidatos a 4 entrevistadoras.
Os candidatos entrevistados tinham entre 26 e 43 anos, 22 homens, 19 com curso superior e 11 desempregados. As consultoras tinham entre 26 e 38 anos, psicólogas e com experiência em seleção entre 08 meses e 18 anos.
O capitalismo flexível gerou mudanças no mundo do trabalho. O fenômeno e a adoção das novas tecnologias organizacionais tornaram o conhecimento técnico e a experiência profissional insuficientes para o “novo perfil gerencial”.
O gerenciamento de impressão é o método utilizado pelos entrevistados para transmitir ao interlocutor informações sobre si mesmos, e que pode acontecer de três formas:
1. Auto-apresentação autêntica: é aquela na qual o candidato age de maneira autêntica e honesta, seja por questões de princípios, seja por medo de não ser levado a sério;
2. Auto-apresentação cínica: é aquela que envolve exageros e mentiras por parte do entrevistado. Esse comportamento se dá por medo de reação