Resenha
Av. João Naves de Ávila, 2121 – Bairro Santa Mônica – CP 593
38400-902 – Uberlândia – MG
Enfermagem Sociedade e Universidade
Professor: Elias
Aluna:
Kelly Gabioli Hespanholo
23 de Outubro de 2012
Resenha
Direitos do paciente:
Quando se olha no dicionário direito tem o significado de complexo de leis ou normas que regem as relações entre os homens, ciência que estuda essas normas impostas. Ato de praticar algo, de possuir, usar, exigir ou dispor de alguma coisa.
Paciente e uma pessoa que sofreu uma operação cirúrgica, que esta doente, um agente físico.
O paciente então tem o direito de conhecer todo o conteúdo de seu histórico clinico e ser reconhecido e respeitado como um cidadão, com isso, decidir e participar das decisões relacionadas às tais informações, um direito que jamais poderá ser desprezado, pois tratando-se de dados sobre sua saúde relacionadas ao seu cuidado e tratamento. E sem esses tipos de informação, o cidadão não poderá reivindicar e lutar pelos seus direitos.
As queixas contra o sistema de saúde são várias, mas o que muitos não sabem é que existe a Portaria do Ministério da Saúde nº1286, de 26/10/93, art.8º e nº74, de 04/05/94, que regulamenta 35 garantias que médicos e hospitais devem oferecer aos pacientes.
Estarei citando 5 dos 35 direitos do paciente. A primeira delas define que estes devem dar ao paciente um atendimento humano, atencioso e respeitoso, em local digno e adequado. Além disso, o paciente deve ser identificado por seu nome e sobrenome, e não pela patologia que possui ou de maneira preconceituosa seria a segunda. Terceira o paciente tem dever de receber funcionário adequado, auxilio imediato para o melhor conforto e bem-estar, quarto dever de identificar o profissional por crachá com o nome completo função e cargo, no quinto tem o direito de marcar consultas antecipadamente e com um tempo de espera que