Resenha
Instituto de Psicologia
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento – PED
Desenvolvimento Psicológico de Ensino
Resenha crítica
Amanda Martins de Lima
Outubro, 2013
Sumário
Introdução
A educação é a base da sociedade, sendo, portanto, importante compreender como ela se dá, através de seu estudo e procurando maneiras de repassá-la à maior quantidade possível de pessoas. As crianças, como futuros adultos, são a fase em que há maior preocupação em se passar os ensinamentos de forma clara e compreensiva.
Vygotsky foi um importante psicólogo e pensador na sua época, pois foi o primeiro a demonstrar que o desenvolvimento humano é fruto não só das interações sociais, como também das condições de vida de cada um. Acreditava que mesmo atitudes individuais são características construídas a partir dos processos das relações do ser humano com outras pessoas.
As teorias de Vygotsky e de Jean Piaget, biólogo, se diferenciavam em alguns aspectos. O principal deles foi que Piaget acreditava estar o desenvolvimento do aprendizado vinculado às funções biológicas, enquanto Vygotsky acreditava que as interações sociais possuem mais importância.
Os textos abordados a seguir serão “Interação entre aprendizado e desenvolvimento”, de Vygotsky, L.S. (1991) e “Desenvolvimento e aprendizagem: reflexões sobre suas relações e implicações para a prática docente”, de Meira, M.E.M. (1998).. Ambos falam sobre os trabalhos e experiências desenvolvidos por Vygotsky, os quais tiveram grande importância por se tratar de como a aprendizagem é contruída no ser humano.
Resenha
Os textos abordados nesta resenha serão “Interação entre aprendizado e desenvolvimento”, de Vygotsky, L.S. (1991) e “Desenvolvimento e aprendizagem: reflexões sobre suas relações e implicações para a prática docente”, de Meira, M.E.M. (1998)..
No texto “A formação social da mente” (1991), Vygotsky fala da existência de três grandes