resenha
Objetivo Geral: Comparar e analisar a alimentação escolar de duas realidades, sendo uma cidade grande e uma pequena, ambas municipais mantidas pela Prefeitura. Observando se estão contribuindo positivamente para a promoção da saúde de cada aluno.
Objetivos específicos:
Visualizar as realidades das duas escolas
Analisar o cardápio
Observar o ambiente (refeitório)
Resgatar a realidade de cada aluno
Verificar se as merendas atendem as necessidades de cada aluno
Comparar a alimentação com o cardápio correto de acordo com orientação nutricional.
Fazer um levantamento dos alimentos mais consumidos na escola
Verificar o valor nutricional da merenda escolar oferecidas nas instituições de ensino da rede pública
Problema
A merenda escolar é apontada como uma necessidade básica, porem não são em todas as instituições que isso é levado a serio. Em vários lugares a merenda é somente um suplemento para sanar o apetite daqueles alunos que por ali permanecem durante determinado turno, deixando de lado as importâncias de uma alimentação saudável e de qualidade, e principalmente de um acompanhamento nutricional de um profissional de nutrição (nutricionista). Muitas das vezes esses alunos se alimentam do que tem naquele dia, por vários motivos, como por exemplo: a falta de um comprometimento para com esse assunto, ou até mesmo pela situação financeira em que esta escola se encontra.
Justificativa
A alimentação equilibrada, saudável e adequada, principalmente em idade de crescimento e maturação biológica, constitui-se do fator funcional para o desenvolvimento do ser humano, por isso a abordagem deste tema, para termos noção do que nossos filhos e filhas comem nas escolas e se estão trazendo benefícios ou não a vida e a aprendizagem.