Resenha
Mas o que muitos não compreendem é que a filosofia aborda questões fundamentais de nossas vidas e de nosso mundo. Acreditam ainda que se passassem a compreende-la teriam de alterar suas vidas- um pouco verídico, pois passariam a enxergar as coisas com mais clareza, revendo muitos de seus juízos. Muitos passam a difama-la, principalmente os seguidores extremistas da teologia, e detentores de “poder”- como políticos.
O autor afirma que muitos políticos conseguem se manter no poder graças a ausência da filosofia no cotidiano das pessoas. Uma vez que massas e funcionários sem melhores instruções e nada questionadores, são mais fáceis de serem manipulados, os impedindo de alcançarem alguma sensatez e questionamento. Passando a expor a filosofia como matéria entediante, os inundando de vaidade, tornando cada vez mais difícil e distante seu interesse pela filosofia. Desta maneira, é cada vez maior os adeptos da antifilosofia. Os indivíduos estão emersos ao convencionalismo, considerando o bem-estar material como razão de vida, o desejo cada vez maior pelo poder, aumentando seu fanatismo por ideologias, passam a apreciar apenas a ciência por sua função meramente tecnológica e técnica.
Para Jarspers, o principal problema é o fato de a filosofia aspirar a verdade total, que o mundo não deseja. A filosofia busca a verdade nas múltiplas significações do ser-verdadeiro seguindo os modos do