arquitetura
Caracterizada pela definição de duas superfícies planas, com declividades iguais ou distintas, unidas por uma linha central denominada cumeeira ou distanciadas por uma elevação (tipo americano).
O fechamento da frente e fundo é feita com oitões
Telhado de tres águas Caracterizada como solução de cobertura de edificações de áreas triangulares, onde se definem três tacaniças unidas por linhas de espigões Telhado de quatro águas
Caracterizada por coberturas de edificações quadriláteras, de formas regulares ou irregulares. * Muitas outras divisões de telhado são possiveis, geralmente são feitas para atender o desenho da estrutura que tem de cobrir. fonte: uepg
Os Segredos de uma Cobertura Eficiente
Entre os elementos estruturais, a cobertura é uma das partes mais importantes da casa. Protege o homem das ações do tempo e determina a durabilidade e o conforto de todo o resto da construção.
Estilo X Clima
Para definir o tipo de cobertura, deve considerar, não só o estilo desejado pelo cliente, mas também todo os aspectos climáticos da região onde a casa será erguida.
Isolamento Térmico
Nas residências situadas em regiões quentes, o beiral é uma boa alternativa para inibir a ação direta e constante do sol sobre qualquer parede externa. Porém, antes de mais nada, observe a legislação de zoneamento vigente em sua cidade. Além disso, esteja atento também à possibilidade de cada tipo de telha: conforme o tamanho da peça, pode-se projetar beirais de até 2 metros. Em alguns casos, há ainda a possibilidade de ser construída uma varanda, quando o telhado além de proteger as paredes, cria um ambiente externo. A ventilação é outro ponto importante em áreas quentes. Em geral, as telhas que exigem maior inclinação determinam a formação de uma grande colchão de ar entre elas e o forro, o que por si só garante o conforto térmico.
Água: superfície plana inclinada do telhado,