resenha
Quais são as grandes questões que se colocam hoje na África?
O autor apresenta a intervenção de instituições internacionais que afetam no desenvolvimento da formação dos estados africanos, procurando diminuir a estrutura estatal, e aumentar a influencia das empresas multinacionais.
Atualmente, os estados são dirigidos para serem patrimonial ou étnico, não transcendendo os particularismos pelo bem comum. hoje em dia não existe a verdadeira integração que a África necessita. Com a falta de sua devida identidade este continente, tornava-se uma marionete articulada por grandes potenciais, um exemplo desta descaracterização, observa-se com declínio das línguas africanas. A aculturação da África vem ocorrendo esta troca tanto da cultura que é mais incisiva que a dos bens materiais. Os africanos recebem valores que se agregam na configuração cultural, tais como o vestuário europeu, em contrapartida envia matérias primas como : algodão, café entre outros, que pouco influenciam na cultura do outro, com isso, a necessidade de uma troca cultural mais equitativa, para que isso ocorra deve-se melhorar a infraestrutura da cultura africana.
Atualmente ocorre o reconhecimento de que os primeiros seres humanos são oriundos do continente africano, juntamente com descobertas essenciais para a manutenção da espécie humana como, o fogo e a biface; instrumento de arame muito eficiente, possibilitando a migração para a Europa onde não são encontrados vestígios da presença humana em períodos mais recuados. Outro fator muito relevante e também pouco explorado pelos africanos, é o fato do Egito civilizado da antiguidade pertencente ao continente africano, mas pouco vista como tistórial, sendo ligada ao oriente médio por muitos.
Que motivos o levaram a estudar a história?
O autor diz que seus estudos foram obtidos no âmbito francos, a exclusão que concerne aos estudos referente a áfrica apresenta-se para ele como uma aberração. A partir dos estudos da idade média e