Resenha
1 CREDENCIAIS DO AUTOR
Vânia Sampaio Alves é graduada em psicologia e fez doutorado no Instituto de Saúde Coletiva (ISSC – UFBA), na área de concentração Ciências Social em Saúde. Psicóloga do instituto de saúde coletiva, da Universidade Federal da Bahia, tem interesse particular pelos processos subjetivos.
2 RESUMO DA OBRA
O texto apresentado trata-se de um artigo científico que tem por objetivo refletir sobre as práticas de educação em saúde no contexto do Programa de Saúde da Família. A autora toma como parâmetro a assimilação do princípio da integralidade a fim de contribuir para a reorientação do modelo assistencial vigente, o Sistema Único de Saúde (SUS).
Na introdução do artigo a autora explica o modelo de saúde atual e a necessidade de sua reformulação para isso baseia suas afirmativas em estudos e livros de vários autores sobre o tema. Acreditando na importância da integralidade no cotidiano dos serviços de saúde para superar o atual modelo assistencial, que segundo ela, apresenta-se reducionista e fragmentário, a autora objetiva refletir sobre o princípio da integralidade nas práticas educativas desse espaço (PSF) que é considerado privilegiado para as ações de educação em saúde, uma vez que o mesmo tem como característica principal a proximidade com a população local.
Em uma primeira parte do artigo intitulada ‘A integralidade e reorientação do modelo assistencial’, Vânia Alves apresenta conceitos para a integralidade, que em consonância com o SUS, deve abranger tanto as “ações assistenciais ou curativas quanto, e prioritariamente as atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças”. Portanto nas ações e serviços de saúde, a integralidade caracteriza-se pela indissociabilidade da assistência preventiva