resenha
FACULDADE DE LETRAS
DISCIPLINA: PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSOR: JOÃO TAVARES
ALUNO: GIVÂNIA TENÓRIO DA SILVA DRE:113112045
Resenha Do Livro "Preconceito Linguístico"
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico – o que é, como se faz. 49° ed. Loyola: São Paulo, 2002 ··.
Marcos Bagno defende no livro "Preconceito Linguístico" a língua verdadeiramente falada no Brasil. Ele analisa criticamente algumas afirmações inverídicas acerca do ensinar o “certo” e o “errado”, tentando combater o que ele define como a mitologia do preconceito linguístico, dividindo a obra em mitos e explicitando cada um deles.
Primeiramente ele aborda o mais sério dos mitos que chega a ser prejudicial à educação aquele em relação à questão de que os brasileiros falam uma mesma língua, porém há grande diversidade e variabilidade devido a grande extensão territorial. Bagno aborda também, a importância de as instituições de ensino não levarem em consideração o mito linguístico e reconhecer essa diversidade.
No segundo mito, ele critica o fato de as pessoas acreditarem que o português bem falado é somente em Portugal e não aqui no Brasil, uma clara inferioridade do nosso povo em relação a nossa colonização dependente de um país mais antigo e mais “civilizado” exprimindo uma ideologia impregnada em nossa cultura. Bagno usa sua argumentação para demostrar o ponto de vista linguístico e o fato de o português no Brasil possuir gramática e suas regras de funcionamento ser diferentes das que são utilizadas em Portugal, explicando assim o fato dos linguistas usarem o termo português brasileiro para marcar bem essa diferença.
O terceiro o autor evidência as regras que aprendemos na escola, grande parte não correspondem à língua falada e escrita no Brasil. E demostra que isso só mudará quando o ensino das nossas instituições foquem “no uso real, vivo e verdadeiramente da Língua Portuguesa no Brasil “.
No quarto mito, Bagno derruba a afirmação de que a