Resenha
Castro, José Adilson de; Matos, Ulysses Forastieri de; modelamento da utilização de aglomerados autorredutores em minialto-forno com recirculação de gás de topo. In: REM.R.ESC.Minas, Ouro Preto, 65(1), 65-71, jan.mar/2012. (acesso em 04/03/2013) CREDENCIAS DOS AUTORES:
JOSÉ ADILSON DE CASTRO
Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1993), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Ph. D Em Engenharia com ênfase em simulação de processos pela Tohoku University, no Japão (2001). Atualmente é membro do corpo Editorial da Coleção de Livros Metalurgia e Materiais e professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Siderurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação computacional de Processos, alto-forno, Sinterização, Meio Ambiente. Atua no desenvolvimento e aplicação de Softwares voltados à análise dos processos siderúrgicos, impactos ambientais e fontes alternativas de energia.
ULYSSES FORASTIERI DE MATOS
É técnico em metalurgia, possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (2004) e mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é supervisor operacional na Aços Villares S.A., atuando principalmente nos seguintes temas: termodinâmica, altos-fornos a coque e injeção de carvão.
CONHECIMENTO:
O estudo sobre o comportamento de aglomerados autorredutores tem propiciado grande interesse científico, principalmente devido a sua potencialidade de produção de ferro primário de forma a substituir ou complementar o processo clássico de redução via alto-forno.
Suas vantagens são bem conhecidas, principalmente devido a sua cinética de redução e, também, devido possibilitar a utilização de diversos agentes redutores. Os estudos feitos sobre este, propõe a utilização da técnica