Resenha
2 Acadêmico do Curso de Administração da Faculdade Padre Machado, do Módulo Gestão da Produção e Logística, 2013.
3 Inovação colaborativa: uma abordagem aberta no desenvolvimento de novos produtos
AUTOR(ES): BUENO, B. e BALESTRIN, A
PUBLICAÇÃO: RAE, São Paulo, v. 52 n. 5 set./out. 2012 p. 517-530.
4 As táticas que as empresas têm adotado para promover novidades tecnológicas de produtos e serviços vêm mudando significativamente nos últimos anos. Para melhor compreender a mudança nos processos de inovação, elegeu-se como experiência um caso da indústria automotiva. O objeto de análise foi o projeto de desenvolvimento do Fiat Mio – Fiat Concept Car III (FCCIII) e os resultados demonstraram que, durante o processo de desenvolvimento do FCCIII, foram adotadas diferentes práticas de inovação colaborativa, o que possibilitou o acesso de diferentes conhecimentos externos à organização.
Para a análise do desenvolvimento do projeto FCCIII, foram contempladas quatro fases de desenvolvimento, seguindo as orientações conceituais de Cooper (1990) e Clark e Wheelwright (1993), a saber: mapeamento de cenários, exploração de concept ideas, concept design, que é dividido em duas partes (conceito aberto e conceito da Fiat) e branding.
Embora a participação dos consumidores tenha sido de grande relevância no desenvolvimento do Fiat Mio, outros agentes externos foram acessados em diferentes fases do projeto. De acordo com os entrevistados, as participações mais significativas ocorreram com clientes e fornecedores, havendo também integração com uma universidade. Os consumidores são vistos no projeto como co-desenvolvedores. São eles que tomam todas as decisões sobre o que o carro deve ou não conter, quais as tecnologias envolvidas, como é o design, entre outras definições.
5 Este é um artigo que contém no total 8 capítulos explicando o que foi citado no tópico anterior, ou seja, tudo sobre o desenvolvimento do