Resenha
RESUMO
O tratamento adjuvante do câncer da mama com freqüência envolve o uso de radioterapia e quimioterapia. Essa combinação não deve prejudicar um ao outro.
Enquanto a sequência ideal do uso de RADIO e QUIMIO está para ser definida, tem sido feito ambos os tratamentos ao mesmo tempo, com o uso de CMF como esquema de QUIMIO, sem maiores mudanças de dose ou toxicidade de nenhum dos tratamentos.
Introdução
O maior problema hoje no câncer de mama é o controle das metástases hematogênicas, que podem se manifestar meses ou anos após o tratamento local.
A quimioterapia tem tido cada vez mais importância na diminuição destes riscos, tanto em pacientes com linfonodos axilares positivos quanto negativos, e por isto indicada com maior freqüência e até realizada antes da radioterapia em alguns casos.
O uso dos dois tratamentos ao mesmo tempo, pode ser útil por não atrasar nenhum dos dois.
A resenha aborda:
Tratamento radioterapico+quimioterapico no tratamento adjuvante do câncer de mama.
Discurssão
Uma analise retrospectiva foi feita dos casos de câncer de mama
Foi avaliado 103 pacientes portadores de câncer ductal de mama. Dentre elas 16 do grau l, 68 do grau ll e 19 pacientes do grau lll, a analise foi feita com pacientes de 44 anos em média.
Os casos tratados com a radioterapia receberam irradiação com 2 campos tangentes, incluindo apenas a mama, as pacientes foram tratadas com cobalto ou aceleradores lineares.
Todos os 103 pacientes receberam quimioterapia entre 1 ou 2 ciclos de CMF por via intravenosa, com intervalos de 21 dias, concomitantes á radioterapia. Entre os 103 pacientes, 13 receberam primeiro a quimioterapia e a seguir receberam radioterapia e CMF concomitantes.
A sequência da Quimio após o terminio da Radio variou entre os esquemas de CMF e FAC.
O resultado da pesquisa foi que: nenhum dos 103 pacientes estudados