Resenha
Programa Darcy Ribeiro
Curso: Ciências Naturais de Licenciatura em Química
Orientando: Prof. Agnaldo Libório.
Orientados: Luís Fernando Gomes Santos – Código nº. 09DQRS209.
Disciplina: Sociologia da Educacional
Rodrigues, Neidson. Por uma nova escola:O transitório e o permanente na educação. Editora Cortez, São Paulo, 2003, págs. 52 a 58.
Neidson Rodrigues, filósofo, doutor em Educação pela PUC/SP e com pós-doutorado na Universidade de Londres, era professor titular do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG), onde se aposentou em 2001.Como Diretor da FaE-UFMG, de 1994 a 1998, incentivou e viabilizou a criação do Grupo de Avaliação de Medidas Educacionais (GAME) com recursos conseguidos junto à Fundação Ford, e a criação da Cátedra de Ensino a Distância da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Os recursos advindos dessa fundação permitiram, também, que a FaE construísse sua rede de internet, ligando-a ao mundo, além de atualizar o conjunto de periódicos da sua biblioteca.
“Em 1872 pleno processo da revolução burguesa na França, a assembleia aceitava o plano de Condorcet para a organização. O documento anunciava o objeto central da instrução pública e que deveria ser assumido pelo governo.”
De acordo com o autor o plano de Condorcet era buscar, pela arquitetura institucional, obter progressivamente a minimização das desigualdades produzidas pelo artifício humano e facilitar a cada individuo o acesso ao conhecimento, para que através do mesmo pudesse promover seu bem estar, ter consciente dos seus direitos e seus deveres junto à sociedade, estabelecer entre os cidadãos e politica uma igualdade reconhecida como instrução. “O lema do plano de Condorcet seria educação para todos independentemente se sua classe social.”
“A educação é o instrumento que possibilitará a cada individuo membro da sociedade, o provimento dos meios