Resenha
Resenha do trabalho
O trabalho sobre Administração Direta e Indireta, Formas de Prestação de Contas, e Mecanismos de Controle Público e Privado, dividiu-se em três partes, onde a primeira parte mostrou o que é a administração pública, definições, objetivos e suas características.
É sabido, que o principal objetivo da administração pública são os interesses da população, mas, na verdade o que vemos são gestores mais preocupados com os seus próprios interesses, e a população sofrendo com a falta ou o desmazelo dos serviços oferecidos na maioria das cidades. Os gestores públicos não seguem os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
A segunda parte mostrou as formas de prestação pública, onde todas as entidades que compõem a estrutura da administração pública brasileira são obrigadas pela Constituição Federal a prestar contas do uso de recursos públicos e a respeitar o princípio da publicidade, entre outros princípios da administração pública.
Desse modo, é notória a necessidade de transparência das contas públicas e dos órgãos componentes da administração direta e indireta, mas o que vemos é o contrário, são dados muitas vezes mascarados.·.
A terceira e última parte do trabalho, a meu ver a mais importante, falamos sobre controle na admiinistração pública, como sabemos o Poder Público é o agente do bem comum. Cabe-lhe satisfazer as necessidades coletivas, diretamente ou mediante concessão, permissão ou autorização, notadamente aquelas relativas à educação, saúde, saneamento, energia, transporte coletivo etc. Para disseminar tais benefícios à população, é indispensável à realização de despesas que implicam na utilização de recursos públicos, arrecadados dessa mesma população para que a ela volte sob a forma de escolas, hospitais, estradas, iluminação etc. Vê-se, logo aqui, que o dinheiro arrecadado pelo Poder Público, com base em seu poder de