Resenha
Por Paulo Honorato Pereira
PETERSON, Eugene. A vocação espiritual do Pastor: redescobrindo o chamado ministerial. Traduzido por Carlos Osvaldo Cardoso Pinto. São Paulo: Mundo Cristão, 2006.
EUGENE PETERSON nasceu em 1932, no estado de Washington (EUA), graduou-se pelo Seminário Teológico de Nova York e pela Universidade Hopkins. Em 1962, fundou a Igreja Presbiteriana Cristo Nosso Rei, em Maryland. Em 1991, ingressou no Seminário de Pittsburgh como autor residente, e a partir de então, passou a dedicar mais tempo ao ensino e à literatura. Em janeiro de 1993 tornou-se docente no prestigiadíssimo Regent College, em Vancouver, no Canadá, onde atualmente é professor emérito de Teologia da Espiritualidade. Além de escritor e poeta, Peterson se dedica à tradução da Bíblia. Sua obra vasta e muito elogiada inclui uma paráfrase contemporânea da Bíblia intitulada The Message (A Mensagem). É ainda autor de best-sellers como: Corra com os Cavalos e Transpondo Muralhas. Além de vários livros para pastores: O Pastor que Deus Usa, O Pastor Desnecessário, Um Pastor Segundo o Coração de Deus e O Pastor Contemplativo.
A mensagem central do livro, em questão, é um chamado a busca do pastorado como chamado vocacional e ministerial e não apenas como formação de liderança religiosa profissional. Traz uma reflexão acerca dos principais problemas enfrentados pelos pastores, conseqüentemente pelas igrejas que pastoreiam, ao longo do ministério pastoral. Busca de forma profunda e intensa à volta ao chamado da vocação pastoral em oposição a uma carreira profissional bem sucedida. A nova imagem do líder religioso contemporâneo vem corrompendo o verdadeiro chamado pastoral, os líderes estão mais ocupados com as estruturas administrativas, que com a integridade do serviço pastoral, atualmente bastante confundido com aconselhamento psicológico.
No primeiro capítulo o autor se encontra num conflito entre a fé pessoal e o chamado pastoral, o que parecia