Resenha ás Manifestações
A evolução da engenharia desde a sua existência até a os dias atuais, tiveram grande destaque na sua história. Pois inicialmente compreendemos que a engenharia não possuía os recursos, técnicas, comunicação e a organização que temos atualmente, visto que sua ideologia era basicamente realizar a produção ou fabricação de algum item e ele ser destinado a alguma aplicação especifica. Não haviam normas ou regras para produção destes itens e cada um produzia uma ideia sem nenhum tipo de padronização ou compatibilidade com itens semelhantes, visto esta deficiência.
No decorrer dos anos e em função do crescimento geral, principalmente nas indústrias, houve uma necessidade muito grande de crescimento, por exemplo, para produzir produtos em alta escala e tempos bem reduzidos. Exemplo disto foi a produção de suprimentos bélicos, que fizeram com que houvesse este crescimento.
Hoje temos na engenharia uma estrutura muito bem definida e dividida em cada um dos seus seguimentos, tais como Civil, Mecânica, Elétrica, Química, dentre outras e vemos que em todo mundo existe uma regularidade neste processo, tendo um processo de padronização eficaz. Hoje realizamos um maior investimento de tempo nos planejamentos, ensaios para diminuir o tempo de execução do projeto.
Verificamos assim que ao longo dos anos a engenharia se preocupou eminentemente em criar processos de melhoria contínua, para que pudesse obter resultados cada vez mais satisfatórios e competitivos no mercado, principalmente com a abertura das fronteiras do mundo com a globalização.
Podemos notar que em nosso país este processo está em atraso por vários motivos, mas com certeza a nova geração terá a chance de mudar este fato.
Autor: Araquem de Oliveira Paulo Data: 03/10/2013 Curso: Engenharia Civil – 1º D