Resenha questão Social
Disciplina: Estágio II
Professora: Maria Suzete Lopes
Resenha Temática – Questão Social
O livro da autora Alejandra Pastorini, A Categoria “Questão Social” em debate, traz um estudo elaborado e crítico sobre o tema "Questão Social", bem como, as mudanças do modelo capitalista no que diz respeito principalmente a América Latina.
A questão social emergiu na primeira metade do século XIX com o surgimento do pauperismo na Europa ocidental, com isso os que acreditam em uma nova questão social trazem o pressuposto de que o mundo capitalista contemporâneo traz a tona novos sujeitos, novos usuários, que teriam novas necessidades e demandas. Segundo Castel e Rosanvallon o Estado deve responder de forma inovadora, indo além da regulação social que teve seu auge nos modelos de welfare state. Outro autor que Alejandra Pastorini destaca, dentro dessa lógica da “nova questão social”, é o economista norte-americano Jeremy Rifkin que entende que a humanidade enfrenta o fim do emprego, consequência causada pela revolução tecnológica que tem na economia global e na informatização seus principais alicerces.
Apesar desses entendimentos a autora destaca que não devemos ficar apoiados em uma ideia errônea de que vivemos numa sociedade pós-industrial e até pós-trabalho e que não devemos aplicar essas análises, que foram baseadas nas sociedades europeias, às sociedades latino-americanas , pois aqui o welfare stat foi muito limitado, criando o desemprego, as desigualdades sociais, a pobreza, traços bem conhecidos do capitalismo nos nossos países.
O livro nos indica que não se trata apenas de usar os termos “nova” e “antiga” questão social e sim indicar as implicações políticas e analíticas que buscam demonstrar uma nova “questão social” ou aqueles que entendem que a “questão social” sempre existiu e sempre existirá. Essas análises são associadas as