Resenha O X da Questão
Batista, Eike
O X da questão/ Eike Batista [colaboração de Ricardo D’Ávila]; Rio de Janeiro de 2011.
O livro trás a vida de um grande empreendedor do brasileiro que conta um pouco da sua vida pessoa e de seus investimentos e visão do que ele queria corendo riscos e chegando hoje aonde esta.
O livro e dividido em 41 capítulos
Capítulo 1: Primeiros passos
Por causa da profissão do pai não pode criar raízes por estar mudando varias vezes de cidades e ate países, mais viveu ate os 12 anos no Rio de Janeiro e foram para Suíça e ficou um ano e depois foram para Dusseldorf e quando a Vale Internacional, comandada por seu pai, se instalou na Alemanha por quatro anos depois seguiram para Bruxelas. Sua vida era do colégio para casa e sentia muita falta do Brasil.
Capítulo 2: A descoberta do primeiro talento,
Tinha 18 anos quando seus pais resolveram voltar para o Brasil. E havia acabado de passar no exame para ingressar na faculdade de Aachen. Morava na Bélgica naquele momento, num apartamento da família. Fiquei entre Aachen e Bruxelas, num deslocamento permanente. E com o que seu pai mandava dinheiro que só dava para 15 dias e não queria carregar seus pais e um amigo lhe ofereceu um emprego de vender de seguros. E que fez ver que tinha esse talento.
Capítulo 3: O líder é alguém capaz de vender suas ideias,
Um líder empresarial é um vendedor. Ninguém é capaz de motivar uma equipe e levá-la a uma atuação de excelência senão incuti os valores certos e fomentar uma cultura de busca por resultado com base em princípios e objetivos predeterminados.
Capítulo 4: Além das palavras,
Muitas vezes, não só as palavras geram respostas e afirmações. Os gestos e olhares podem valer mais que ela reforça Eike quando faz reunião ou conversa com uma pessoa. Sua dedicação ao trabalho o fazia abrir mão dos momentos que todo jovem usufrui de lazer, trocado por horas de trabalho dedicado. Isso