objetivos pedagogicos
Um dos fatores para o relacionamento são as barreiras pessoais ao nível do emissor/receptor. Efeito HALO, consiste em deixar que uma característica da pessoa encubra todas as demais, influenciando a sua avaliação. É o chamado julgamento à primeira vista. Deficiências físicas, onde a mensagem não passa a comunicação não se faz, estado de saúde, estados emocionais.
Nem sempre o “dia” é o melhor dia! Neste campo, eu relaciono a comunicação com as cores, ou seja, hoje estou a gostar muito da cor amarela, uma cor quente, relacionada com o Sol que se faz sentir, amanha posso já não achar piada nenhuma ao amarelo. O estado emocional influência tudo inclusive relacionamento e comunicação. “Hoje não estou para aí virado!”
Esterótipos, crenças e preconceitos. Falta de motivação. Preocupação somente em se fazer ouvir. Resistência à mudança e perceção seletiva são barreiras pessoais.
Comunicar não é fácil.
Comunicar é dificil, por muito conhecedor, esclarecedor e convicto que o formador seja, dificilmente terá uma comunicação 100% eficaz.
A mensagem na comunicação emissor/receptor é muito importante. Deve o formador saber que nem todos os formandos são iguais e para isso deve usar termos correntes e de fácil compreensão.
O ruído, falar com duas ou mais pessoas ao mesmo tempo e o desconhecimento do contexto fragilizão a comunicação. “ Um individuo que conta anedotas num funeral”
“Um bom comunicador deverá preocupar-se em transmitir claramente a sua mensagem.” - Usar um vocabulário adequado;
- Pronunciar corretamente as palavras;
- Gesticular de forma adequada;
- Fazer pausas expressivas;
- Utilizar o humor.
Auto-estima, quanto maior é a confiança, maior é a aceitação da mensagem.
Escuta ativa, quando as pessoas se sentem ouvidas, elas tendem a mudar suas atitudes em relação a si próprias em relação aos outros. Sentem-se valorizadas, menos defensivas,