Resenha - O Violino Vermelho
A pesquisa pela historia do instrumento se inicia em Cremona, na Itália, onde um artesão decide construir um violino para homenagear o nascimento do seu primogênito. Seu desejo chega ao fim quando, sua mulher e a criança morrem durante o parto. Ainda assim, o homem continua a finalização do instrumento. Porém, ao envernizar o violino, ele usa o sangue de sua falecida mulher, sendo interpretado como uma ultima homenagem à amada.
O violino percorreu diferentes países, aonde a música é interpretada de diversas formas. Áustria no século XVIII, pela Inglaterra do século XIX, pela China durante a Revolução Cultural. Até chegar a um ponto em que a trama começa a desenrolar em uma história fascinante.
Em Londres, o dono da loja em que o violino se encontrava, foi encontrado morto. No leilão, Mortz troca o violino por um falso. O mesmo fica surpreso com a disputa de, até então, um violino falso. Um maestro ganha o leilão.
O importante é ver como um instrumento musical tem influência na vida de cada pessoa, e como elas estão inteiramente ligadas à música. Ao longo do filme, você percebe que não se trata apenas de uma disputa por um instrumento musical, e sim por uma história contada em cordas de violinos.