resenha "o movimento"
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO SUPERIOR
DE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO DE LOGÍSTICA
Resenha do artigo “ O MOVIMENTO ECOLÓGICO NO BRASIL (1974-1986): DO AMBIENTALISMO À ECOPOLÍTICA”
SÃO PAULO
2013
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO SUPERIOR
DE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO DE LOGÍSTICA
PAULO SERGIO DA SILVA RA: B32895-9
SÃO PAULO
2013
O MOVIMENTO ECOLOGICO NO BRASIL(1974-1986): DO AMBIENTALISMO À ECOPOLÍTICA
Conforme o artigo, esse movimento se iniciou em 1974, com o processo de abertura política, frente ao consequente afrouxamento dos controles estatais sobre a organização da sociedade civil. Constata-se que o Brasil é o país da América Latina em que os movimentos ambientalistas são os mais antigos e relevantes.
O pesquisador Eduardo J. Viola “O Movimento Ecológico no Brasil” três períodos na história do movimento brasileiro. De 1974 até 1981, chama de fase ambientalista, caracterizada pela existência de dois movimentos paralelos autoidentificados como apolíticos, ou seja, os movimentos que tratam de denunciar a degradação ambiental nas cidades e as comunidades alternativas rurais. Já a segunda fase, chamada de transição, que vai de 1982 até 1985, identificada pela confluência parcial e politização explícita progressiva dos dois movimentos acima assinalados, além de uma grande expansão quantitativa e qualitativa de ambos. A partir de 1986, reconhece uma terceira fase, caracterizada pela opção ecopolítica, quando a grande maioria do movimento ecológico passa a se reconhecer como político e decide participar ativamente na arena parlamentar.
A partir de 1979, o debate cultural brasileiro ganha amplitude com a entrada de alguns esquerdistas voltados do exílio, como Fernando Gabeira, que cria um clima social muito mais favorável para as atividades do movimento ambientalista.
Com