Resenha: "O menino do pijama listrado"
ALCIVAN BATISTA DE MORAIS FILHO
CRISNARA ARAÚJO DUARTE
RESENHA DO FILME “O MENINO DO PIJAMA LISTRADO”
MOSSORÓ/RN
2013
ALCIVAN BATISTA DE MORAIS FILHO
CRISNARA ARAÚJO DUARTE
RESENHA DO FILME “O MENINO DO PIJAMA LISTRADO”
Trabalho apresentado na disciplina de língua portuguesa como parte da nota do 4º bimestre do 4º ano do curso técnico em Edificações.
Prof. Orientador: Janaína Linhares
MOSSORÓ/ RN
2013
A Obra
O Filme foi lançado em 2008, seu diretor é Mark Heyman que foi roteirista do mesmo juntamente com o escritor do livro que serviu de base para o enredo, John Boyne. Seu gênero porta características dramáticas, históricas e de guerra. A obra conta a história do encontro de dois mundos que acontece quando um garoto alemão encontra um judeu de mesma idade. Através da barreira que cerca o campo de concentração (CC), em que o segundo está preso, um singela amizade surge. O Filme não possui sessões ou divisões, é contado pelo ângulo de Bruno, trata-se de uma narrativa centrada neste personagem. Valorizando os detalhes da trama o diretor fez com que se passasse em um tempo cronológico incerto.
O Enredo
A história começa quando o pai de Bruno, Ralf, um oficial nazista, é transferido de Berlim para um dos CC da Alemanha. Lá a criança explora seu novo jardim e acaba encontrando uma área afastada que esconde a prisão em que se está Shmuel, uma criança judia que sofre os mal tratos dados para qualquer um que não pertencesse a raça ariana. Aos poucos uma amizade nasce, eles se encontram quase todo dia para conversar, através da cerca. Bruno leva alimentos de casa e os entrega a criança faminta, Shmuel revela ser um judeu e que por isso estava confinado no local. Bruno, inocentemente, continua