Resenha do Livro O menino do pijama listrado
Curso: Ciências Sociais
Disciplina: Oficina de Textos
Discente: Mariana
Docente: Andrews Amorim
Resenha do Livro “O Menino do Pijama Listrado” de John Boyne
O livro é uma obra densa em conteúdo e fatos simples, mas que nos faz penetrar a história, nos faz entreter fortemente, principalmente o laço de amizade entre os garotos Bruno e o Shmuel.
Escrito através de uma simplicidade é um livro, que te emociona e contagia, tudo visto aos olhos de um menino, uma criança que não sabe nada da vida, uma criança inocente que acredita que todas as pessoas têm o coração bom, que ninguém é capaz de fazer maldades.
O autor abordou a história com referência a Segunda Guerra Mundial. Época onde o governo alemão a fim de tornar a raça ariana suprema, criara campos de concentração e discriminação contra os judeus, um faixa temporal em que muitos inocentes, inclusive crianças pagaram caro pela maldade humana.
Tudo começa quando Bruno, um garoto de 9 anos, chega da escola e percebe que sua casa está em constante mutação. E fica sabendo que sua família está se mudando de Berlim! Para o pequeno garoto isso é inaceitável, mas sua mãe não dá trégua para suas reclamações, e Bruno apenas ajuda a empacotar seus objetos e tudo mais.
Bruno mora com seu pai que é um oficial de patente alta da Alemanha, sua mãe e sua irmã Gretel de 12 anos a qual ele não gosta muito e a rotula como chata! Bruno não sabe o motivo da mudança da família, apenas suspeita que tudo isso está relacionado ao misterioso Fúria que viera jantar com seus pais em um dia desses. O pai de Bruno é um comandante e por conta do seu trabalho sua família é obrigada a mudar de cidade. No começo Bruno odiou a ideia, não queria deixar seus amigos e seus avós para trás, mas toda a família teve que