Anatomia
“Cuidar é ajudar a viver.”
Collière
O Processo de Enfermagem determina uma prática profissional específica que se traduz numa série de ações dinâmicas e inter-relacionadas. Este processo é crucial na medida em que, orienta de forma metódica e estruturada a atividade do enfermeiro, auxiliando-o na identificação e classificação de diagnósticos de enfermagem. Com base no que ficou dito considerámos pertinente a abordagem das etapas inerentes ao processo de enfermagem, etapas essas que, embora distintas se interligam com o objetivo de estabelecer um plano de ação eficaz, em termos de intervenção. Num segundo ponto, debruçar-nos-emos sobre as avaliações iniciais a realizar num exame físico geral.
2- O Processo de Enfermagem
O processo de enfermagem permite organizar os cuidados de enfermagem,de forma a melhorar a qualidade de assistencia ao utente, promovendo os cuidados de enfermagem e criando uma base para as satisfacoes individuais do utente. É constituido por cinco fases e trata-se de um processo continuo e dinamico que permite alterar os cuidados á medida que se alteram as necessidades do utente, permite documentar o plano, podendo assim a equipa multidisciplinar consultá-lo e registar o tratamento minimizando assim erros perigosos e repetiçoes.
2.1-Apreciação/ Avaliação inicial- Recolha de dados
A apreciação inicial deve ser feita com empatia, respeito, mostrando disponibilidade, confiança e atenção e deve ser feita com privacidade e confidencialidade. O objetivo da apreciação inicial é a recolha de dados sobre as necessidades do utente, e para se decidir sobre o que se pode ou não incluir na avaliação do utente deve-se por em prática o pensamento critico, tendo em conta a sensibilidade cultural e fazendo juizos profissionais e imparciais, e implementar açoes racionais.
2.2-A apreciação inicial
A apreciação inicial deve