Resenha o lago azul
A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL
A estratégia do oceano azul
Em principio, Guy Laliberte hoje CEO do Cirque de Soleil formou o empreendimento com um grupo de artistas de rua . Em menos de 20 anos, se tornou um dos maiores que só conseguiram atingir este patamar em mais de 100 anos.
Isso, num setor que não possuía atração nenhuma com baixa rentabilidade. a maioria dos que atuam neste setor, concorrem com atividades voltadas basicamente para crianças como todos os outros já o Soleil, buscou um atrativo diferente, um público que estivesse disposto a pagar bem mais por uma atividade até então, corriqueira.
Com esta estratégia, eles pararam de concorrer com o mercado atual e criou seu oceano azul. Neste novo negócio, a competição não é mais relevante em face de não existência de regras pré-dispostas pois não existem estratégias prontas para que se crie o oceano azul .
A criação estratégia do oceano Azul
Se olharmos 100 anos para trás, veremos quantos setores não eram conhecidos, isso também vale para o futuro, muitas empresas surgirão e outras sucumbirão . O fato de se combater os concorrentes com planejamentos estratégicos limita muito as empresas na criação dos oceanos azuis .
O impacto da criação dos oceanos azuis
Avaliando mais de uma centena de empresas e seus respectivos lançamentos , verificou-se que 86 % foram extensões de linha ou seja , somente se melhorou o que se tinha no oceano vermelho o que representa 62% da receita ou 39% do lucro total .
O mercado gira em função da demanda e procura e hoje , o consumidor não é mais fiel a marca como era a anos atrás , o preço é o mandante , as informações são repassadas muito rapidamente em função da globalização , aos consumidores .A pergunta hoje