Resenha O grande desafio
Depois de mais vitórias, chega uma carta ao professor com um convite de Harvard para uma disputa, nos quais eram os campeões nacionais, e a equipe aceita. A equipe viaja com todos seus argumentos escritos e prontos para serem expostos, mas ao chegarem no hotel são informados que foi detectado um auxílio ilegal por partes das instuituições na criação dos argumentos, e, assim, o tema é alterado e os jovens são obrigados a escreverem novos argumentos, sozinhos, em 48 horas. No dia do debate, a equipe de Wiley começa insegura, mas ao final consegue a vitória com uma fala marcante de um dos seus membros.
Naquela época, a segregação racial era tão intensa que os negros eram proibidos de frequentarem os mesmo lugares que os brancos. Tinham hospitais, áreas de lazer, escolas e até mesmo universidades, como é bem retratado no filme, somente para negros. Este, que ainda relata um episódio que a equipe de debate de Wiley é convidada para debater com uma faculdade “branca”, mas a disputa iria ocorrer em um local extracampus, para que os estudantes não se misturassem; a segregação também é demonstrada na cena em que um dos personagens negros atropela com o carro um porco de dois homens brancos e que mesmo depois de ter pago o valor do porco, é humilhado pelos dois na frente de toda a família.
A produção ainda retrata uma cena marcante em que o professor e os três estudantes estão no carro se dirigindo para um debate, quando avista em uma floresta uma multidão queimando um negro amarrado e que, após notarem que