Resenha O Desafio Da Complexidade Natiele
778 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBAINSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS – IHAC
ESTUDOS DAS SUBJETIVIDADES
PROFESSORA JACIRA BARBOSA
Natiele São Paulo de Jesus
O desafio da complexidade
Resenha realizada como parte da avaliação semestral do componente Estudos das Subjetividades, sob orientação da professora Jacira Barbosa, no semestre 2015.1 da Universidade Federal da Bahia.
Salvador-BA
Março/2015
O texto “O desafio da complexidade” é composto por dezoito páginas, estando presente no livro “Ciência com consciência” do autor francês Edgar Morin, editora Bertrand Brasil, publicado no Rio de Janeiro, em 2005, com tradução feita por Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória.
A problemática geral do texto gira em torno do pensamento do autor no que diz respeito à aplicação e conceito da complexidade. Para ele, é necessário acabar com a marginalização da mesma e reconhecer a sua importância para a compreensão aprofundada de tomas as temáticas. A complexidade pode ser relacionada com o princípio hologramático, o qual revela que o todo está nas partes e as partes estão no todo. Dessa forma, percebe-se que o caminho do entendimento da complexidade passa por analisar as minuciosidades e as totalidades do objeto de análise, atribuindo relações entre elas. No entanto, é importante ressaltar que a ideia de complexo não tem uma definição prévia. É preciso seguir diversos caminhos em busca de respostas significativas, o que não dá a certeza de encontrá-las tão facilmente.
No decorrer do capítulo, o autor indica alguns desses possíveis caminhos, que ele denomina de “avenidas” que irão conduzir ao desafio da complexidade. As oito avenidas expostas trazem ideologias e exemplificações diferenciadas, mas que, vistas de uma maneira geral, conversam entre si. Fica evidente na construção do texto a necessidade de simplificar as entrelinhas e as explicações acerca dos fatores complexos para ter um entendimento do que se quer passar. Essa característica é