DESPERD CIO DE ALIMENTOS
O desperdício de alimentos se refere ao descarte intencional ou inutilização de qualquer substância alimentar, pode ser a sobra ou o resto de alimentos. Segundo Parisoto et al. (2013) o desperdício é influenciado por uma série de fatores como planejamento inadequado do número de refeições a serem produzidas, as preferências alimentares dos comensais, treinamento dos funcionários tanto no que se refere a produção quanto ao porcionamento dos alimentos.
Cerca de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no mundo e segundo um relatório de 2013 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), intitulado de Os Rastros do Desperdício de Alimentos: Impactos sobre os Recursos Naturais, esse impressionante volume de desperdício causa não só grandes perdas econômicas, como também tem impacto significativo nos recursos naturais dos quais a humanidade depende para se alimentar.
Numa UAN o desperdício é sinônimo de falta de qualidade e deve ser evitado por meio de um planejamento adequado, a fim de que não existam excessos de produção e consequentes sobras (SILVÉRIO e OLTRAMARI, 2014). A avaliação da média dos índices de sobras e restos alimentares de uma UAN visa gerar dados para que se possa avaliar o desempenho da mesma e implementar medidas corretivas de controle de desperdício.
Segundo Abreu et al (2013) com relação ao desperdício de alimentos existem três fatores predominantes: o fator de correção, as sobras e os restos alimentares. Para redução do desperdício de alimentos em UAN o gestor deve adotar medidas de controle dos índices de sobra e restos de alimentos, além de medidas como conscientização dos comensais sobre o desperdício e capacitação dos funcionários.
SOBRAS
RESTO INGESTA
FATOR DE CORREÇÃO DOS ALIMENTOS