RESENHA: O CONTEXTO CRIMINAL NO BRASIL ATUAL
Camila Nunes Dias é a autora do artigo “Disciplina, controle social e punição: o entrecruzamento das múltiplas redes de poder no espaço prisional”, e possui graduação em Ciências Sociais, com licenciatura plena (2002), mestrado (2005) e doutorado (2011) em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora do Bacharelado em Políticas Públicas da UFABC. Tem experiência na área de Sociologia da religião e da Violência, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema prisional, criminalidade organizada, segurança pública, violência criminal, redes criminais em regiões de fronteira, conversão religiosa, trajetória religiosa.
Os autores do artigo “As representações sociais sobre o castigo – magistrados, policiais e administradores penitenciários no RS”, são Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo e Christiane Russomano Freire. Esta possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Mestrado em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica (2004). Atualmente é aluna do Doutorado em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É também Professora da Universidade de Caxias do Sul, além de ser também, atualmente, Diretora da Escola dos Serviços Penitenciários da SUSEPE - Secretaria de Segurança do RS.
Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS (1991), especialista em Análise Social da Violência e Segurança Pública (1996), Mestre (1999) e Doutor (2003) em Sociologia pela UFRGS, Pós-Doutor em Criminologia pela Universitat Pompeu Fabra (2009), Pós-Doutorando em Criminologia pela Universidade de Ottawa. E, atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Criminais e em Ciências Sociais. Foi Coordenador do Curso de Especialização em