Resenha O COMPLEXO DE DIPO
FAMEC Faculdade Metropolitana de Camaçari
ELTON PIRES DE BRITTO
Camaçari – Ba. 2015
FAMEC – Faculdade Metropolitana de Camaçari
Curso: Psicologia 2015.3
Disciplina: PSICANÁLISE
(Resenha)
O COMPLEXO DE ÉDIPO
O trabalho apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade Metropolitana de Camaçari – FAMEC, como processo avaliativo da disciplina PSICANÁLISE, sob orientação da professora Juliana.
Camaçari – Ba.
2015
ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA E CULTURAL DE CAMAÇARI
FAMEC Faculdade Metropolitana de Camaçari
Camaçari – Ba. 2015
O COMPLEXO DE ÉDIPO (FREUD, 1996)
Segundo alguns textos que li escritos por FREUD e algumas pesquisas feitas na internet, o complexo de Édipo começa a se manifestar quando o menino começa a manifestar de forma exagerada a preferência pela mãe. O menino passa a desejar que a mãe exista somente para ele, torna-se ciumento em relação ao pai e faz tudo para eliminá-lo de sua convivência com a mãe. Ao mesmo tempo, ou posteriormente, sente-se culpado de uma falta grave, experimenta remorsos em relação ao pai. A mesma coisa acontece com a menina: ela passa a desejar o pai e a repelir a mãe. Nesse caso o nome que se dá ao complexo é o de Complexo de Electra (FREUD, 1996).
Alguns conceitos em psicologia são particulares de algumas abordagens psicológicas e o complexo de Édipo é um conceito fundamental para a psicanálise, entendido, inclusive, como sendo universal e, portanto, característico de todos os seres humanos. O complexo de Édipo caracteriza-se por sentimentos contraditórios de amor e hostilidade.