Resenha o campo da história
BARROS¹, José D’Assunção. O Campo da história: especialidades e abordagens. Rio de Janeiro: Vozes, 2008, 212p.
II- Apresentação da resenha A fragmentação da História é evidente em suas modalidades, sub-especialidades, em estudos da micro-História, todos esses, definimos como campos disciplinar da História. São divisões intermináveis de abordagens (modo de fazer História), e domínios (temáticas e objetos possíveis). Este livro por tanto trata das diversas especialidades da História, e como o historiador age em contato com seu objeto. A obra está dividida em dez textos que abordam em seu conteúdo as relações nos campos historiográficos e a importância de relacionar os diversos campos e suas abordagens. Nele se discuti a importância das sub-divisões da História e como as abordagens podem ser feitas respeitando os critérios historiográficos. Neste livro também podemos abordar as questões sobre a história cultural, a história antropológica, a etno-história, a história política e social e a história do imaginário. Nelas se destacam as formas de culturas, o conceito de história do imaginário e sua relação com a história das mentalidades, não esquecendo como é estudada a história política e social.
________________________
¹José D’Assunção Barros possui Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1999), Mestrado em História pela UFF.(1994) . Graduação em História pela UFRJ (1993), Graduação em Música (Composição Musical) pela UFRJ (1989).Atua em linha de pesquisa sobre História da historiografia brasileira; Linguagens e Teorias da História; Musicologia. Obras: O Projeto de Pesquisa em História(Petrópolis:Vozes,2005), Cidade e História(Petrópolis:vozes,2007),A Construção Social da Cor(Petrópolis:vozes,2007).
IV- Disgesto A teoria abordada nesta obra está divida em dez textos, onde no primeiro capítulo intitulado “Clio Despedaçada”, o autor José D’Assunção Barros chama atenção para uma