Amado e bervian metodologia cientifica
Resumo
São Luís
Outubro 2011
Resumo Cap. 5 Pg. 96 a 102
4. Coleta e análise de dados: leitura e processos de leitura
Nesse processo é realizada a coleta de informações, registra-se, faz-se uma análise e depois as informações são catalogadas. Para tanto é imprescindível fazer uso de uma técnica de leitura científica apurada. Existem três tipos de leitura: leitura formativa, de distração e leitura informativa. A leitura informativa visa coleta de dados para satisfazer a uma questão específica, e possui duas fases: cronológica e lógica.
4.1 Pré-Leitura
Abrange todo o processo de busca por materiais que compreendam o tema da pesquisa. Depois é feita uma análise do conteúdo do material, dando atenção sempre aos primeiro e ultimo parágrafos, contudo artigos científicos devem ser totalmente lidos.
4.2 Leitura Seletiva
Baseado num critério de seleção é feita uma triagem para recolher apenas os dados que sejam realmente interessantes à pesquisa.
4.3 Leitura Crítica ou Reflexiva
Inicia-se o estudo propriamente dito do texto. Deve-se fazer uma leitura valorizando a veracidade dos fatos. Buscar sempre responder as questões que permeiam a pesquisa. A leitura deve passar por processos de análise, comparação, diferenciação, síntese e julgamento.
4.4 Leitura Interpretativa
Nessa etapa é necessário entender o que o autor realmente afirma, dando especial atenção às provas científicas que justificam seus argumentos. Depois relaciona-se suas idéias com as intenções da pesquisa, processo denominado julgamento. Agora o material deve ser avaliado tendo como critério a veracidade do mesmo. Por fim, organiza-se os dados coletados criando uma integração racional.
4.5 Comentários de texto
Essa etapa exige um apurado senso crítico do pesquisador, bem como um entendimento bastante abrangente do assunto tratado. Não é aconselhável uso de textos muito longos. Também não é aconselhável divagar demais. O processo compreende seis etapas onde se