Metodologia do trabalho cientifico
Centrou-se o presente trabalho nos textos disponíveis pelo professor, na película supracitada, na construção dos seus conceitos, enquanto sustentação e conexão dos elementos presentes no filme e na busca de uma linguagem científica, que englobe todos os campos do conhecimento, assim a ciência, hodiernamente, abre-se às novas concepções, evitando o isolamento.
Colaborando com a visão sistêmica de Bertalanffy, Edgar Morin traz a noção do multidimensional, procurando sempre um saber multifacetado, não especializado, além da sua incapacidade de prever o imprevisível, o que obriga a própria Teoria Geral dos Sistemas, a indagar sobre si mesma, que segundo Morin (1997), uma teoria geral do sistema que aprofundasse seu próprio fundamento, ou seja, refletir o conceito de sistema. Além disso, expõe o filósofo francês:
... O ser humano é ao mesmo tempo biológico, psíquico, social, afetivo e racional. A sociedade comporta dimensões histórica, econômica, sociológica, religiosa... O conhecimento pertinente deve reconhecer esse caráter multidimensional e nele inserir estes dados: não apenas não se poderia isolar uma parte do todo, mas as partes umas das outras; a dimensão econômica, por exemplo, está em inter-retroação permanente com todas as outras dimensões humanas; além disso, a economia carrega em si, de modo “holográfico”, necessidades, desejos e paixões humanas que ultrapassam os meros interesses econômicos. (MORIN, 2007, p. 38).
Expostas as bases do modelo teórico adotado, cumpre ressaltar a preocupação com uma linguagem acadêmica que expresse as diversas variáveis e sua verificação. Assim o filme trás uma construção dialética, que verifica não apenas as variáveis, mas também que percebe as suas contradições, estabelecendo uma dinâmica, um movimento permanente, que trás à tona as mínimas categorias que compõem o todo cristalizado.
No documento estudado, identificamos vários métodos e técnicas de produção do conhecimento ao longo de