Resenha - O alienista
Dr. Bacamarte era reconhecido e considerado o maior dos médicos no Brasil, em Portugal e nas Espanhas. Ao retornar ao Brasil, para uma cidade no interior do Rio de Janeiro, conheceu D. Evarista na qual casou-se. Após determinado tempo e alguns acontecimentos ele iniciou sua pesquisa psíquica, pedindo ajuda do Estado para a construção de uma casa para fazer analise das pessoas que ali internaria. Dr. Bacamarte passa a internar todos que julga-o louco, chega a ser cômico suas analises. Ele julgava loucas, pessoas vaidosas e de personalidades diferentes.
Com passar do tempo o Dr. Bacamarte torna-se ‘’alienado’’ ao seu trabalho, e começa a internar uma grande parte da sociedade de Itaguaí, nesse momento a historia começa a nos entreter de uma forma agradável para poder compreender a idéia e as loucuras desse Doutor. Mas logo criou-se um clima desagradável na cidade, trazendo uma revolta da população e alguns decidiram ir contra essa atitude do Dr. Bacamarte, e então o barbeiro Porfirio cria um protesto e junta-se aos que eram contra essa situação, mas esse movimento se enfraquece após algumas descobertas. Mas como o barbeiro Porfirio tinha seus interesses em ter pessoas ao seu lado ele arma a Revolta dos Canjicas. Mas as atitudes do Dr. Bacamarte deixam-os contrariados. E no decorrer da Revolta , a história nos surpreende no momento em que Porfirio junta-se ao Dr. Bacamarte e alguns apoiadores da Revolta dos Canjicas são internados na ‘Casa Verde’’.
Após um tempo o Alienista percebe que sua teoria não estava tão exata ao perceber que mais da metade da população estava internado na Casa Verde e então ele decide