Resenha e tcc
No entanto, estes trabalhos de melhoria fracassam nas tentativas de implantar essas novas filosofias gerenciais e operacionais dentro das empresas.
Quando se investigam os acidentes ocorridos em uma empresa, os resultados mostram que as falhas se associam a quatro fatores principais: a tecnologia, sistemas de gerenciamento, fatores humanos e agentes externos. Com isso as empresas tem investido em tecnologia, preocupadas com uma maior segurança e confiabilidade nos seus sistemas e equipamentos.
Uma analise mais detalhada sobre as causas que precedem estas situações mostra que o erro humano e descaso com o gerenciamento de riscos são fatores que mais contribuem para que os acidentes venham a ocorrer.
Com a velocidade que as tecnologias vem chegando ao mercado competitivo e o desconhecimento dos riscos no uso destas novas tecnologias faz com que aumentem a probabilidade de ocorrer falhas humanas, e as ações a ser tomadas frentes a problemas operacionais, quando tomadas de forma não convencionais por pessoas altamente preparadas, conduzem a um aumento de riscos, podendo levar a perdas materiais e humanas, quando não chegam a ser catastróficas.
A maneira mais segura de reduzir os riscos e consequentemente perdas de matéria humano e capital, são treinamento profissional com qualificação especifica aos trabalhadores, com isso ele vai saber manusear e operar equipamentos de forma mais segura e confiável, e com isso auxiliando no desenvolvimento tecnológico, social e econômico das empresas.
Com base nestas premissas, incluindo nestes o fator humano, de sorte a auxiliar empresas na melhoria de seus aspectos operacionais e na redução de perdas decorrentes de incidentes ou acidentes que prejudiquem as metas estabelecidas pela organização. Com este propósito, procurou-se a