Resenha A Revolução dos bichos
ParteA-Informática
I–Obra
a. Resenhista:
b.Autoria:George Orwell
c.Título:A Revolução dos Bichos
d.Tradutor: Heitor Aquino Ferreira
e.País em que foi publicada originalmente:
f.Exemplar lido: Editora:Companhia das Letras
Ano: 2007
Edição:1º Edição 2 reimpressão
g.Número de páginas 147
h.Formato 21cmx14cm
i.Preço atual:R$ 26,00
II- Credenciais da Autoria
George Orwel (Eric Arthur Blair) nasceu na Índia, mas foi criado na Inglaterra. Jornalista, crítico e romancista, serviu o exército britânico na Birmânia e lutou como voluntário na Guerra Civil Espanhola. Nasceu em 1903 3 Faleceu em 1950.
III- Conclusões da Autoria
Observa-se que o autor usou como base para sua inspiração a Revolução Russa. O Major (Marx) tem um pensamento ideológico onde todos eram iguais e não havia distinção entre os bichos, apresentado como Animalismo e que nos remete ao início do ideal socialista.
O Major tinha dois seguidores com o mesmo pensamento, mas com o passar do tempo verifica-se que fora substituído pelo Totalitarismo, com a derrubada de um dos seus seguidores (Bola-de-neve), começa sistema ditatorial/militar onde poucas classes teriam mais regalias que as outras, pode ser traduzida na seguinte frase do texto “todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros”.
Entende-se que em uma revolução deturpada é impossível haver igualdade como pregava Major (Marx). Essa diferença de ideais têm bases iguais, a diferença é o interesse pessoal. Isso fica bem claro na frase final do livro. “As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um homem para um porco outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco”.
IV- Digesto (resumo completo)
O velho Major, um porco que vivia na Granja do Solar, sente que sua morte está chegando e convoca todos os animais da granja à uma reunião, com o intuito de contar aos outros animais sobre o